Unhas frágeis? Veja como tratar!
- Mariana Costa Dermato
- 28 de jun. de 2022
- 1 min de leitura
A síndrome das unhas frágeis é uma muito queixa comum, caracterizada por aumento da fragilidade das lâminas ungueais, que tendem a se dividir, descamar e quebrar. Afeta quase 20% da população geral, sendo mais comum em mulheres, especialmente após os 40 anos.

🔸 Clinicamente, observamos as seguintes alterações nas unhas:
• Descamação da borda livre da unha.
• Estrias longitudinais paralelas.
• Descolamento da borda livre da unha - o que pode trazer outros problemas associados, pois favorece o desenvolvimento de fungos e bactérias.
As causas podem ser variadas: contato com determinados agentes químicos ou físicos, infecções, doenças dermatológicas (como a psoríase), doenças sistêmicas, envelhecimento e carências nutricionais.
Existe um desequilíbrio entre dureza, flexibilidade e consistência da placa ungueal.
Para previnir e proteger as unhas, podem ser usados cremes de barreira ou óleos de baixo peso molecular que irão ocluir a superfície da placa, prolongar a sua hidratação e prevenir o seu amolecimento. Ativos endurecedores podem ser utilizados, mas com cautela porque, em excesso, podem piorar ainda mais a fragilidade.
O médico dermatologista fará o exame adequado do aparelho ungueal - muitas vezes até com dermatoscopia - e pedirá exames laboratoriais a depender do contexto clínico para chegar ao diagnóstico correto.
Após estabelecida da causa da fragilidade ungueal, pode ser necessário o uso de medicações locais ou mesmo orais.



Comentários